+

Estrutura curricular

Regulamento do Curso

Download

Estrutura Curricular

Estrutura curricular 2018

Download

 

Créditos exigidos para o Curso/Estrutura:

Disciplinas Obrigatórias da Área de Concentração:

12,0

Disciplinas Eletivas da Área de Concentração:

12,0

Defesa da Dissertação:

36,0

Total de Créditos:

60,0

Disciplinas

Obrigatórias

   

Créditos

Código

Disciplina

Carga Horária

 

Teóricos

Práticos

Total

DCC4001

Contabilidade Societária

60

4

0

4

DCC4002

Teoria da Contabilidade

60

4

0

4

DCC4003

Metodologia da Pesquisa em Contabilidade

60

4

0

4

DCC4005

Gestão Estratégica de Custos

60

4

0

4

DCC 4014

Dissertação

0

0

0

36

 

Eletivas

   

Créditos

Código

Disciplina

Carga Horária

 

Teóricos

Práticos

Total

DCC4004

Controle Gerencial

60

4

0

4

DCC4006

Teorias Avançadas em Administração e Contabilidade

60

4

0

4

DCC4007

Tópicos Contemporâneos em Controladoria

60

4

0

4

DCC4008

Ética nas Organizações

60

4

0

4

DCC4009

Análise das informações Financeiras

60

4

0

4

DCC 4010

Informações Direcionadas aos Usuários Externos

60

4

0

4

DCC 4011

Análise Multivariada de Dados Aplicada à Contabilidade

60

4

0

4

DCC 4012

Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade

60

4

0

4

DCC 4013

Avaliação de Desempenho Financeiro e Organizacional

60

4

0

4

DCC 4015

Contabilidade Social e Ambiental

60

4

0

4

DCC 4016

Teorias Avançadas em Contabilidade Societária

60

4

0

4

DCC 4017

Organizações, Estratégia e Institucionalização

60

4

0

4

DCC 4018

Didática no Ensino Superior

60

4

0

4

DCC 4019

Economic Sociology and Sociology of Markets

60

4

0

4

DCC4021

Contabilidade e Novos Modelos de Negócios

60

4

0

4

   

Ementas das Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias

Disciplina: Contabilidade Societária

Ementa:
Análise, discussão e reflexão crítica de conceitos e aplicações de temas vinculados com a contabilidade societária abrangendo elemento do contexto nacional e internacional. A disciplina se propõe abordar critérios de elaboração e apresentação das principais demonstrações contábeis (individuais e consolidadas); Balanço Patrimonial, Demonstrações de Resultados do Exercício e Resultados Abrangentes, Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; Demonstração do Valor Adicionado; Notas Explicativas; Relatório da Administração; formas de avaliações e mensuração de ativos, passivos, receitas e despesas em consonância com aspectos legais e normativos nacionais e internacionais (CPC, IFRS).

 

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Ementa:
Análise, discussão e reflexão crítica do processo evolutivo da teoria contábil, dos fundamentos da ciência contábil e de mecanismos operacionais, que contribuam para explicar, predizer e orientar práticas contábeis. A disciplina abrangerá os objetivos da contabilidade; A informação contábil e seus usuários; Abordagem da teoria contábil: Teoria Positiva X Teoria Normativa; O Problema Fundamental da Teoria da Contabilidade; O Ativo e sua Mensuração; O Passivo e sua Mensuração; Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos; Evidenciação; Regulamentação; As Informações Contábeis e o Mercado de Capitais; Contabilidade e Agency Theory; O Caráter Social e Institucional das Práticas Contábeis.

 

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade

Ementa:
Análise, discussão e reflexão crítica sobre o processo de investigação e produção científica, direcionado ao apoio no desenvolvimento de projetos e pesquisas científicas. A disciplina abordará aspectos relacionados à elaboração e condução de projetos de pesquisa científica. Discutir o processo de investigação científica. Promover reflexões críticas acerca da produção científica das áreas das Ciências Sociais Aplicadas, particularmente Ciências Contábeis, abordando os seguintes temas: A problemática do conhecimento; Ciência e verdade; explicação científica; a escolha do tema; Abordagens metodológicas: empirista, positivista, funcionalista, sistêmica, estruturalista, fenomenológica-hermenêutica e crítico-dialética; Estratégias de Pesquisa: bibliográfica, documental, experimental, levantamento, pesquisa ex-post-facto, estudo de caso, pesquisa etnográfica e pesquisa-ação; Técnicas para coleta de evidências, dados e informações: observação, observação participante, questionário, escalas de atitudes, entrevista, focusgroup, análise de conteúdo, análise do discurso.

 

Disciplina: Gestão Estratégica de Custos

Ementa:
Estudo de conceitos e técnicas que contemplem elementos estratégicos no processo de gestão de custos, para fins de controle, tomada de decisões, melhoria de processos, eliminação de desperdícios, otimização de resultados e formação de preços. A disciplina abordará metodologias para o gerenciamento estratégico dos custos em ambientes de tecnologias avançadas, para fins de controle, tomada de decisões, melhoria de processos, eliminação de desperdícios, otimização de resultados e formação de preços, trabalhando com os seguintes temas: Determinantes de Custos; Custeio e Gestão Baseado em Atividades – ABC/ABM; Gestão e Mensuração de Custos e Benefícios da Qualidade; Gestão de Custos Interorganizacionais e Análise de Custos na Cadeia de Valor; Custo Total para o Consumidor; Análise de Custos de Concorrentes; Custeio por Ciclo de Vida e Custeio Alvo.

 

Disciplinas Eletivas

Disciplina: Controle Gerencial

Ementa:
Estudo avançado das práticas relacionadas ao controle gerencial, abordando desde elementos históricos até o estado da arte, no contexto nacional e internacional. A disciplina abordará aspectos relacionados ao campo do controle gerencial (particularmente a contabilidade gerencial), investigando sua origem e seu desenvolvimento histórico, até chegar ao estado da arte, no Brasil e em outros países. Caracterização da contabilidade gerencial; Estado da Pesquisa em contabilidade gerencial; Positive accounting – perspective de Watts & Zimmerman; Gestão estratégica e avaliação de desempenho no contexto do controle gerencial; Orçamento empresarial: uma visão crítica; Teoria da agência – uma abordagem do controle gerencial; Teoria da estruturação; Resources based view; Teoria institucional; Teoria da contingência; Abordagem da configuração;Ciclo de vida das organizações; Behavioral accounting; O poder no ambiente do controle gerencial; Teoria dos stakeholders.

 

Disciplina: Teorias Avançadas em Administração e Contabilidade

Ementa:
Estudo avançado das práticas relacionadas ao controle gerencial, abordando desde elementos históricos até o estado da arte, no contexto nacional e internacional. A disciplina abordará aspectos relacionados ao campo do controle gerencial particularmente a contabilidade gerencial), investigando sua origem e seu desenvolvimento histórico, até chegar ao estado da arte, no Brasil e em outros países. Caracterização da contabilidade gerencial; Estado da Pesquisa em contabilidade gerencial; Positive accounting – perspective de Watts & Zimmerman; Gestão estratégica e avaliação de desempenho no contexto do controle gerencial; Orçamento empresarial: uma visão crítica; Teoria da agência – uma abordagem do controle gerencial; Teoria da estruturação; Resources based view; Teoria institucional; Teoria da contingência; Abordagem da configuração;Ciclo de vida das organizações; Behavioral accounting; O poder no ambiente do controle gerencial; Teoria dos stakeholders.

 

Disciplina: Análise das Informações Financeiras

Ementa:
Estudo e aplicação de técnicas vinculadas a análise das demonstrações financeiras abrangendo aspectos do contexto nacional e internacional. A disciplina se propõe a abordar temas como Análise do Parecer dos Auditores; O Relatório da Administração; Crítica a Análise Tradicional; Lucro versus Caixa; Alavancagem Financeira; Análise Detalhada da Liquidez e do Capital de Giro; Modelos de Previsão de Insolvência; Efeitos da Inflação na análise das demonstrações contábeis; Considerações a respeito do Ambiente, do contexto econômico, do setor que pertence a empresa; IFRS e seus efeitos nas Demonstrações Contábeis.

 

Disciplina: Informações Direcionadas aos Usuários Externos

Ementa:
Estudo do conteúdo das informações organizacionais divulgadas aos usuários externos e possíveis impactos em suas decisões. A disciplina se propõe a estudar Problemas relacionados à qualidade da informação; Custos vinculados à falta de qualidade da informação; Impacto aos stakeholders; Qualidade e governança da informação; Métodos para medir e melhorar a qualidade da informação; Teorias e métodos para minimizar problemas de qualidade da informação; Governança da informação e seu impacto no ambiente de negócios Tendências na divulgação das informações qualitativas e quantitativas; Elementos vinculados a divulgação de informações qualitativas; Elementos vinculados a divulgação de informações quantitativas; O uso das informações divulgadas pelos stakeholders; A divulgação das informações e o impacto na estratégia organizacional.

 

Disciplina: Tópicos Contemporâneos em Controladoria

Ementa:
Disciplina que visa tratar de temas emergentes e relevantes em Controladoria e, portanto, com conteúdo variável..

 

Disciplina: Ética nas Organizações

Ementa:
Estudo da formação profissional do homem contemporâneo como referência institucional para práticas de constituição de si em organizações formais e na sociedade. A disciplina abordará temas relacionados ao Trabalho e modernidade: considerações gerais; Profissões, profissionalização e trabalho moderno (profissionalização e burocracia); Ética: considerações introdutórias; Correntes e fundamentos da ética: ética do bom; ética da virtude nos antigos e nos medievos; o utilitarismo; ética do dever; ética da responsabilidade; ética como constituição de si; Ética entre a liberdade e a responsabilidade; Ética como ocupar-se de si: (a tradição da ética como devir; Foucault e a ética do sujeito); Trabalho moderno e a constituição de si e Limites e possibilidades da ética em organizações.

 

Disciplina: Análise Multivariada de Dados Aplicada à Contabilidade

Ementa:
Estudo de técnicas de análise multivariada de dados e sua aplicação na pesquisa em contabilidade. A disciplina se propõe a estudar técnicas de análise multivariada de dados com vistas a preparar o aluno para a pesquisa. Tipos de Variáveis; Análise Univariada, Análise Bivariada e Análise Multivariada. Técnicas de Interdependência: Análise de Conglomerados Hierárquicos e Não-Hierárquicos; Análise Fatorial e de Componentes Principais; Técnicas de Dependência: Regressão Linear Múltipla e Regressão Não Linear Múltipla (Transformações de Box-Cox); Análise Discriminante; Regressão Logística e Regressão Logística Multinomial; Análise Multivariada de Variância e Manova Repetida; Correlação Canônica..

 

Disciplina: Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade

Ementa:
Estudo de conceitos e técnicas de análise de dados estatísticos, aplicadas em pesquisas, direcionadas a contabilidade. A disciplina abordará Probabilidade e Distribuição de Probabilidades; Teorema do Limite Central; Amostragem; Estimação e intervalos de confiança; Testes Paramétricos: Teste t, Testes ANOVA; Testes não Paramétricos: testes para amostras emparelhadas, testes para amostras independentes; Correlação e Regressão Linear; Inferência estatística; Análise de séries temporais e previsões; Dados em painel.

 

Disciplina: Avaliação de Desempenho Financeiro e Organizacional

Ementa:
Apresentar os conceitos básicos sobre a medição de desempenho e abordagens tradicionais de contabilidade gerencial. Analisar os novos sistemas de medição de desempenho, o processo de desenvolvimento e implantação do projeto de medição de desempenho, e o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no processo de apoio a tomada de decisão. (Alterado pela Resolução nº 038/2017-PCO).

 

Disciplina: Contabilidade Social e Ambiental

Ementa:
Conceitos e aplicações sobre: Contabilidade ambiental; Responsabilidade Social e Sustentabilidade; Gestão ambiental e Sistema de Gestão Ambiental, Relatórios socioambientais e indicadores.

 

Disciplina: Tópicos Avançados em Contabilidade Societária

Ementa:
Estudos avançados em contabilidade para usuários externos, com ênfase em Investimentos Societários Permanentes. Temas: Combinação de Negócios; Propriedades para Investimentos; Participações Societárias de natureza permanente; Demonstrações Contábeis Separadas, Consolidadas e Combinadas. Divulgação de informações sobre investimentos.

 

Organizações, Estratégia e Institucionalização

Ementa:
Análise comparativa de vertentes do pensamento estratégico. Conceitos básicos de estratégia. Origens e análise da estratégia. Estudo das escolas de estratégia e sua formação. Instituições, institucionalização e suas implicações para a estratégia e para a análise de organizações.

 

Economic Sociology and Sociology of Market

Ementa:
This course is an introduction to Economic Sociology and Sociology of Markets, and it aims to provide a set of sociological tools to comprehend economic action and markets. I will use the principles of english as a medium of instruction (EMI).

 

Didática no Ensino Superior

Ementa:
Esta disciplina coloca em discussão a educação superior e a profissionalização do professor universitário. As dimensões do processo didático e do ensino-aprendizagem: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar; o currículo e as estratégias e métodos de ensino; o aprendiz adulto; as múltiplas inteligências e as competências profissionais do professor são temas priorizados por ela.

  

Contabilidade e Novos Modelos de Negócios

Ementa:

Contabilidade e relato financeiro como linguagem para negócios. Modelos de Negócio em Contabilidade. Economia Circular. Economia Digital.