+

Área de Concentração

Esta proposta de mestrado acadêmico se aloca na área de concentração “Controladoria”. A escolha de tal área se alinha com o estado atual de execução dos projetos de pesquisa de seu corpo docente e reflete as contribuições que o grupo de professores gera para a área de concentração, em termos de produção e disseminação do conhecimento.

A definição da denominação “Controladoria” partiu do entendimento que esta área de concentração contempla um conjunto de conhecimentos que se constituem em bases teóricas e práticas de ordem: operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão organizacional. Para a formação de egressos do programa com esta qualificação, optou-se por segmentar o conhecimento em duas linhas de pesquisa: “Contabilidade Gerencial” e “Contabilidade para Usuários Externos”.

O desenvolvimento das competências, da perspectiva analítica e da capacidade de executar projetos em termos das linhas de pesquisa (‘Contabilidade Gerencial’ e ‘Contabilidade para Usuários Externos’) apresentadas dentro da área de concentração (‘Controladoria’) exige suporte teórico nos campos dos estudos das Ciências Contábeis. Neste caso, pode-se estudar junto a cada uma das linhas os diversos temas que as compõem.

As duas linhas de pesquisa não se opõem; pelo contrário, são campos articulados e que se complementam, e representa uma das perspectivas da proposta do PCO.